Bem-vindo

..

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Qual o melhor desodorante?

Você se sente bem com seu desodorante?

O desodorante serve para eliminar os odores desagradáveis produzidos pelo organismo e eliminados pela transpiração. O suor contém alguns ácidos carboxílicos que apresentam cheiros desagradáveis. O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas apócrinas, porém, por si só, não tem cheiro algum. Este cheiro é produzido pela ação de bactérias. Os desodorantes são compostos por álcool, perfume, conservantes, etc e possuem ação antimicrobiana que inibem o crescimento dessas bactérias que causam o mau cheiro.
As variedades de desodorantes disponíveis no comércio são variadas: aromatizados ou não, com ou sem álcool, com ou sem agentes bactericidas e apresentados sob as formas de creme, spray ou roll-on.
O desodorante ideal é aquele que a gente nem sente que está usando, que o cheiro e a consistência não incomodam. E não adianta seguir indicações de outras pessoas, você só saberá usando mesmo. O jeito é ir experimentando até encontrar o ideal.

Tipos de Desodorantes

Antitranspirantes

Não só combatem o odor desagradável, como também a umidade. Contêm sais de alumínio que diminuem o fluxo de suor através dos poros. Sua eficácia é duradoura e muito superior a dos desodorantes comuns. A maioria dos antitranspirantes também funciona como desodorante, mas a maioria dos desodorantes não age como antitranspirante.

Aerossol

Refrescante, tem secagem rápida e pode ser compartilhado pela família.

Spray

Apesar de prático e barato, pode escorrer e causar ardor.

Roll-on

Apesar de prático para passar, demora a secar.

Stick

Tem aplicação seca, mas pode deixar resíduos brancos, manchando a roupa.

Creme

Aplica-se com os dedos, logo não é muito prático. É absorvido rapidamente e contém ingredientes emolientes que suavizam a pele. A forma cremosa é a mais indicada para quem precisa de uma proteção máxima.

Com Álcool

Acelera a secagem e controla a ação das bactérias, mas pode causar ardor ou irritar a pele.

Com Aloe Vera, Calêndula ou Camomila

Extratos vegetais que evitam irritações acalmam e deixam a pele mais macia.

Com Perfume

Prolonga a eficiência do desodorante, mas podem não ser ideais para peles sensíveis.

Dicas de dermatologista:

O desodorante ideal além de ter um bom efeito, não deve causar alergia. Portanto dê preferência aos produtos em creme ou roll-on (pois não possuem álcool) e sem fragrância. Saiba que as fragrâncias são as grandes causadoras de alergias. Não use produto em excesso e nem após depilação ou algum procedimento que deixou a pele sensível.
Bons cuidados!


OBS: Lembre de participar do sorteio! Será dia 11 de novembro! Mande seu comentário!

3 comentários:

  1. Depois de anos de uma incansável saga em busca de um desodorante que não manchasse a roupa e nem ocasionasse alergia, enfim encontrei: "Rexona Clinical For Men". Deixa a axila completa seca durante o dia todo e não dá alergia.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas de desodorante.

    Mas agora o meu problema é: o que fazer para fortalecer minhas unhas que desfolham que nem cebola? Dá prá fazer, querida Nana? bj

    ResponderExcluir
  3. Claudinha querida,
    Em 18 de abril eu postei essas dicas que tanto quer. Dá uma olhadinha lá! bjs

    ResponderExcluir